Luz Marina e Marina Lima, meninas do Tricolor do Norte da Ilha Foto: Ricardo Moura |
A paixão pelo futebol, levou duas jovens meninas a superar desafios e encarar a batalha contra o pré-conceito, disputar uma competição onde os meninos são a maioria, a Copa Cesani de Escolas de Futebol ( categorias de base), que deu um grande exemplo de modernidade e muito benéfico para o crescimento educacional dos atletas permitindo a participação.
Elas participam do elenco de atletas da categoria Sub-11 do Grêmio Esportivo Cachoeira, treinam como qualquer atleta, diferença de gênero que passa desapercebida por seus colegas, fica mais presente na cabeça dos adultos do que a garotada do Projeto Jovens no Caminho Certo que o clube desenvolve.
Umas das finalidades do Projeto apoiado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Florianópolis é quebrar a grande barreira para juntar meninos e meninas no futebol, a questão do gênero.
Focada em uma tática de inclusão social e esportiva a direção do Grêmio definiu um sistema de ensino mais lúdico, com treinos de fundamentos na mesma carga para os dois grupos. Assim, no período de formação, as diferenças durante a participação em competições são muito pequenas.
A filha da Dona Patrícia Felix, Luz Marina não vê preconceito por parte dos companheiros de equipe, aos 11 anos a aluna da escola dos Sonhos, joga sem medo e com muita desenvoltura, mais que isso, demonstra prazer e alegria ao jogar.
Marina Lima, aluna da Escola Virgílio, Canasvieiras, também no norte da ilha, aos seus 11 anos não vê nenhum problema, analisa que a diversão fala mais alto que o preconceito, seria muito bom jogar em um time de meninas, mas que se sente muito à vontade na equipe tricolor.
O presidente do Grêmio, Cristiano Silva (Salgado), vê com muita normalidade a questão, segundo o presidente a entidade também planeja a equipe formada só por meninas e uma competição organizada pelo Grêmio, tudo passa por um processo de construção e formação, tudo para ser algo definitivo e integrante das politicas do clube.
Deixe um Comentário:
0 comments: