Equipe do Pelotas é referência no Rio Grande do Sul - Foto: Ricardo Moura/Liga Feminina |
Nesta segunda-feira, 25 de julho, o Departamento de Futebol Feminino do Esporte Clube Pelotas completa 20 anos de história. Os fundadores foram Marcos Planela, atual coordenador do Departamento e Marli Decker Moro, que será homenageada.
Ao longo de sua trajetória as Lobas conquistaram diversos títulos locais e regionais, além de três estaduais e disputaram também duas vezes a Copa do Brasil.
Mais de 600 atletas atuaram na equipe nestes 20 anos, tornando o projeto conhecido no Brasil e obtendo também reconhecimento por seu importante papel de inserção social e valorização da mulher no futebol. Ao todo, vinte atletas que atuaram com a camisa áureo-cerúlea defenderam a seleção Brasileira, entre elas destaque para Andressinha, a atual meia do time que irá disputar as olimpíadas e para TEFY que recentemente conquistou o título de melhor jogadora de futsal para surdas.
No dia em que comemora 20 anos, o futebol feminino do Esporte Clube Pelotas recebeu uma merecida homenagem na Câmara Municipal de Pelotas. Realizada na manhã desta segunda-feira (25), a Audiência Pública proposta pelo vereador Luiz Henrique Viana (PSDB) serviu para relembrar momentos desta trajetória que serve de exemplo além das quatro linhas do gramado.
Foto: Ricardo Moura / Liga Feminina |
O líder do governo no parlamento pelotense, ressaltou a importância do projeto idealizado pelo competente Marcos Planela que se preocupa com cada detalhe desde o início, lá na gestão do presidente Rogério Janelli em 1996. O conselheiro áureo-cerúleo fez parte da mesa e recordou a primeira conversa que concretizou um sonho que hoje é mais do que realidade, mudou a vida de muitas meninas e famílias.
Representando a torcida do Lobão, Guilherme Farias usou a palavra para se orgulhar dos diversos títulos conquistados pelas Lobas. O treinador e idealizador do Esporte Clube Pelotas/Phoenix, Marcos Planela, reafirmou o compromisso com a formação de cada uma das atletas. "Gostaria de agradecer cada uma das meninas que participaram das Lobas. É bonito olhar para trás e além de títulos, saber que contribuímos com o crescimento de muitas pessoas. Muitas vezes, a vitória na vida é muito mais motivante que em campo. Felizmente, temos conquistas dentro e fora do gramado. Entendo a minha missão e seguirei com ela com apoio de muitos envolvidos. Agradeço a todos, sem vocês, nada disso seria possível".
A atleta Débora Maciel representou todas as meninas que já passaram pelo projeto e contou sobre o reconhecimento de muitas jogadoras país afora. "Na seleção, todas sabem quem é o Pelotas e admiram. Afinal, foram várias convocações e hoje a Andressinha é uma das principais revelações do nosso país". Para concluir, ela convidou a ex-atleta e hoje integrante da Comissão Técnica, Daniela Rodrigues, para realizar uma homenagem surpresa ao professor Marcos Planela. Lendo uma série de depoimentos sinceros de quem já fez e ainda faz parte das Lobas, emocionou quem presenciou a oportunidade. Histórias de superação e dedicação que merecem um apoio cada vez maior.
Durante o final de semana, foram realizadas uma série de ações para marcar as duas décadas de futebol feminino no Pelotas. No sábado (23), as Lobas prestigiaram uma palestra na Biblioteca Pública Pelotense sobre a cidade de Pelotas, depois visitaram o Salão de Honra do Pelotas e ainda participaram do coquetel na Boca do Lobo. Já no domingo (24) as festividades continuaram com a entrega de homenagens para as pessoas que marcaram o seu nome na história das Lobas e claro que não podia faltar futebol, foram disputadas duas partidas amistosas entre comissão técnica, jogadoras e homenageadas. E nesta segunda-feira (25), data do aniversário, além da homenagem na Câmara de Vereadores, as comemorações se encerraram com um jantar de confraternização.
Via Esporte Clube Pelotas
Deixe um Comentário:
0 comments: