Total Pageviews

A história dos primeiros dias do Futebol Feminino

Compartilhe:
Football Club Ladies
De onde ele veio, o futebol feminino está embaralhada e estranho. Como grande parte da história de mulheres que lutam por reconhecimento e recompensa.

A história oficial começa em 1894 em Londres, Inglaterra, quando uma mulher chamada Nettie Honeyball - um real, embora incomum, sobrenome - colocou um anúncio em um jornal pedindo as mulheres a se juntar a ela no estabelecimento Football Club Ladies 'britânicos. Cerca de 30 mulheres responderam. O primeiro jogo foi disputado em março de 1895. Honeyball organizou uma equipe de senhoras do Norte de Londres para jogar damas do sul de Londres. O Norte ganhou 7-1.

Foi uma sensação na mídia, este jogo. Honeyball foi entrevistado pelo jornal Daily Sketch e disse o seguinte: "Eu fundei a associação final do ano passado, com a determinação fixa de provar ao mundo que as mulheres não são o 'ornamentais e inúteis" criaturas homens têm retratado. Devo confessar, minhas convicções sobre todas as matérias em que os sexos são tão amplamente divididas são todos do lado da emancipação, e estou ansioso para o tempo em que as senhoras podem sentar-se no Parlamento e ter uma voz na direção dos negócios, especialmente aqueles que lhes dizem respeito mais. "

Lá, "emancipação" é a palavra chave. Os anos 1890 foram cerca de muitas coisas. Na Inglaterra, foi a época de Oscar Wilde, Art Nouveau ultrapassagens e esteticismo. Inovação artística. Mas a era também era sobre o movimento do sufrágio universal, uma mudança para a militância na longa campanha para garantir o voto para as mulheres.

Football Club Ladies 'britânicos prosperou por alguns meses. Era uma novidade, escandaloso de muitas maneiras. Pressione atenção voltada para o que as mulheres usavam, naturalmente. Naquela época, todas as mulheres respeitáveis ​​usavam saias longas, e as luvas longas, cobriram os seus braços. Um vislumbre de um tornozelo era excitante. Os jogadores da Honeyball usava calças knickerbocker, bem como jogadores de beisebol início, coberto com saias curtas.

Honeyball organizados jogos de exibição, as receitas provenientes de venda de ingressos que vão à caridade. Milhares de homens lotado os estádios para ver mulheres vestindo calças e chutar uma bola. Quando comparecimento caiu dos milhares às centenas, Honeyball ferida para baixo o conjunto da empresa e se afastou.

Essa foi a história oficial, narrada na narrativa oficial. Você pode encontrá-lo em muitos sites sobre autoritária futebol.

Recentemente, você mente, estudiosos pesquisam o futebol feminino para marcar o 150º aniversário da Associação de Futebol da Inglaterra tropeçou em uma narrativa diferente. Nettie Honeyball nunca existiu. O nome parecia bom demais para ser verdade, e na verdade era isso.

Existem milhares de pessoas com o sobrenome que. No entanto, não há registro oficial de uma mulher com esse nome ter nascido ou adquirir o nome através do casamento que poderia ter fundado Football Club Ladies 'britânicos. Ele era um pseudônimo. Nettie Honeyball era mais provável Mary Hutson, nascida em Dublin, na Irlanda, que estava morando em Londres, em 1894. Um homem que ela chamava de irmão em artigos de jornal, e apresentado como seu ajudante, era seu marido.

A duplicidade acrescenta um mistério picante para a história do início do jogo das mulheres do futebol.

O que era "Nettie Honeyball" até? Isso, eu diria: A fundação da Football Club Ladies 'britânicos foi um ato político ou facada de um artista em começar uma revolução cultural, ou ambos. Ele certeza que era avant-garde, uma criação cultural fabulosamente disruptivo.

Se "Honeyball" foi nele para o dinheiro, não havia muito a ser feito, uma vez que as receitas dos jogos estavam indo para a caridade. Se fosse a fama, por que ela iria andar longe de notoriedade depois de poucos meses levando seus jogadores em jogos ao redor de Inglaterra? Porque foi feita a escritura. O rompimento foi completa ea arte dele, a partir do conluio astúcia de seu nome artístico (o engenho joshing de "net", "mel", e "bola" é inspirado) para o desempenho das mulheres do jogo do sexo masculino, sob a olhar masculino, tinha acabado. Um golpe de emancipação foi atingido. Ela nunca seria esquecido.

Não foi. Futebol feminino se enraizou na Inglaterra. Logo depois, havia equipes amadoras em todos os lugares. Durante a Primeira Guerra Mundial, quando Football League masculina foi suspenso, o futebol feminino floresceu. O pontapé de arranque era um fabricante de munições locomotiva virou-maker - Dick, Kerr & Co. em Preston. Um gerente viu trabalhadores do sexo feminino jogando futebol durante uma pausa para o almoço e teve uma inspiração - as equipes de mulheres jogando uns contra os outros, a fábrica contra fábrica, região contra região. Uma distração tempo de guerra e um impulsionador de moral.

E funcionou. O Dick, Kerr Ladies foram muito, muito bom. Houve uma certa quantidade de excitação, é claro. As mulheres usavam calções, mostrou suas pernas e, em fotos da época, há uma qualidade coquete. Mas jogar o fizeram, contra inúmeras equipes de oposição das mulheres. Jogos rotineiramente atraiu multidões de 15.000 a 20.000. O dinheiro foi para a caridade, geralmente para hospitais cuidando de soldados feridos.

Mesmo após o fim da guerra e da Liga de Futebol retomada, jogo das mulheres estava vivo e bem. De acordo com o livro de Gail J. Newsham Num League of Their Own !, em 1921 o Dick, Kerr Ladies jogou 67 jogos. Eles tinham terminado 1920 por jogar contra senhoras de St. Helen, em Goodison Park, em Liverpool, a casa do Everton. Mais de 53 mil pessoas compareceram, e que manteve-se como a maior multidão para o jogo de futebol feminino até 10 de julho de 1999, quando 90.185 fãs lotaram no Rose Bowl, em Pasadena, Calif., Para a final da Copa do Mundo Feminina entre os Estados Unidos e China.

Então, entre 1921 e 1999, as histórias oficiais são quase estéril. Em dezembro de 1921, a Associação de Futebol proibiu equipes femininas de jogar em qualquer local FA. Membros FA foram impedidos de atuar como árbitros, eletricistas ou a qualquer outro título oficial em um jogo envolvendo mulheres. O futebol feminino foi congelado fora.

O Dick, Kerr Ladies, sendo lendas do dia, reagiu tentar uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá. Eles chegaram primeiro no Canadá apenas para descobrir que a proibição FA havia sido aplicada também. Canadá fazia parte do Dominion. Então as senhoras foi para o sul e jogou nove jogos de exibição contra equipes norte-americanos, alguns deles homens. Mas aqui, não havia lugar para jogar, não bem-vindo ou o reconhecimento oficiais. Eles foram proibidos.

Assim futebol feminino passou à clandestinidade em muitos sítios. Eventualmente, é claro, verificou-se, e 24 países vieram para o Canadá para o Mundial de Mulheres. Um jogo de bola e net, e ninguém chamar um jogador de "mel". Emancipação.

theglobeandmail


Compartilhe:

materias especiais

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: