Total Pageviews

Corinne Diacre, a primeira mulher a treinar uma equipe masculina de expressão na história do futebol.

Compartilhe:


O Clermont Foot 63 fez na última segunda-feira a sua estreia na Ligue 2 e perdeu por 2 a 1. Sawadogo abriu o placar logo aos 8 minutos de jogo, mas no segundo tempo sofreu a virada. Grougi e Alphonse viraram o placar e garantiram a vitória do Brest. Até aí tudo bem, afinal, este é um lead comum, de um jogo qualquer, na segunda divisão de futebol da França. O que importa? O que há de diferente e interessante?


No banco de reservas do Clermont estava Corinne Diacre. Não se engane pelo nome. Ela é realmente a primeira mulher a treinar uma equipe masculina de expressão na história do futebol.

O resultado pouco importa. O dia 4 de agosto de 2014 nunca mais vai ser esquecido por ela e por nós. De quebra, o 4 de agosto também é aniversário de Corinne, que completou ontem 40 anos de idade.

Experiência não lhe falta. Afinal, ela defendeu a seleção francesa de futebol durante mais de 20 anos nos gramados. Defendeu no modo literal da palavra, já que Corrine foi zagueira. Pela França foram 121 jogos e 14 gols.

Em 2005 ela abandonou as chuteiras. Isto não quer dizer que ela vestiu o salto alto. Longe disso. Vestiu tênis e um abrigo e iniciou carreira como assistente técnica do selecionado.

Pouco tempo depois treinou o Soyaux. O clube pequeno havia chegado pela primeira vez à primeira divisão do futebol feminino na França. Durante quatro anos, Corinne os manteve lá.


Em maio, o Clermont inovou: anunciou Helena Costa como treinadora. A portuguesa de 36 anos foi apresentada e não treinou a equipe uma vez sequer antes de pedir demissão. Os motivos são discrepantes. Porém, cogita-se que a treinadora tenha se sentido “usada” por uma campanha de marketing do clube.

Marketing ou não, o Clermont seguiu firme na sua convicção. Contratou Corinne Diacre que em menos de uma semana foi apresentada e já comandou o time na beira do gramado. O resultado não veio, mas o time quebrou um paradigma inigualável.

O próximo compromisso já está marcado. Dia 8, contra o Auxerre, pela segunda rodada da Ligue 2. Ninguém vai buscá-la em casa, mandar flores e comprar chocolates. O “encontro” em questão não vai ser agradável para os dois. 


Confira mais imagens:


Compartilhe:

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: